Dor de Cabeça CriançaA dor de cabeça é um incômodo que pode ter várias intensidades, podendo ser em qualquer parte da cabeça. As enxaquecas são as dores de maior intensidade, que têm possibilidade de durar minutos, mas em alguns casos, duram horas.

Um dos maiores desafios dos pais é saber lidar com os problemas de saúde dos filhos. Enquanto crianças sofrem com dor de cabeça, pode surgir a desconfiança: é verdade ou apenas uma desculpa para faltar à aula?

Para ficarem mais atentos, os pais devem notar os sinais que as crianças apresentam. Se ela passa a evitar programas e atividades que costumam lhe dar prazer, é um motivo para desconfiar da enxaqueca, ainda mais se tiver histórico na família. A dor de cabeça, também pode ser um das consequências da obesidade infantil provocada pela hipertensão.

Em todo caso, se houver a reclamação de dor de cabeça com certa frequência, deve-se levar a criança ao pediatra para, caso necessário, encaminhar a um especialista.

Sintomas da Dor de Cabeça em Crianças

  • Náuseas;
  • Dificuldade de aprendizado;
  • Intolerância à claridade;
  • Vertigem;
  • Dor mais na parte da frente da cabeça;
  • Dores estomacais.

Principais causas da Enxaqueca em Crianças

  1. Poucas horas de sono;
  2. Mudanças climáticas;
  3. Falta de líquidos;
  4. Má alimentação infantil, como por exemplo, pular refeições;
  5. Cansaço;
  6. Problemas de visão;
  7. Muito tempo na frente de televisão e computador;
  8. Alimentação desregular como excesso de açúcar, cafeína, gorduras etc.

Prevenir Enxaqueca em Crianças

Todo cuidado é pouco, ou seja, é sempre bom tomar certas precauções para controlar a enxaqueca nas crianças. Para ajudar, seguem algumas dicas de prevenção:

- Sempre deixe a criança com uma vida estável, com horários determinados para comer, dormir, brincar e estudar.

- Manter um limite de tempo com equipamentos eletrônicos. É recomendado prestar atenção no tempo em que a criança passa em frente ao computador, televisão e videogames.

- Manter uma alimentação saudável e equilibrada, com os nutrientes e as vitaminas necessárias.

- Evite receitar medicamentos à criança sem consultar um médico.

- Para aliviar a criança de fortes dores de cabeça, deite-a em um quarto fresco, escuro e calmo, sem ruídos. Para relaxar ainda mais, coloque um pano fresco e úmido na testa e peça para ela relaxar. Caso ela prefira, coloque uma música que a tranquilize..