logocansei.gif









Tipos de dor de cabeça

Dores de Cabeça Primárias


Cefaleia em salvas


A dor de cabeçaCefaleia em salvas. em salvas, embora pouco conhecida, é a mais intensa de todas as incomodações na região da cabeça. A sensação que ela provoca é de facadas na cabeça.

 

A sua intensidade é tamanha, que certas pessoas batem a cabeça na parede para tentar revertê-la. Por ser constante, quem sofre de cefaleia em salvas consegue prever quando será a próxima crise. Ao mesmo tempo em que ele já se prepara para a dor, é criada uma ansiedade que pode piorar a situação.

 

Conhecida como “Cluster Headache”, não tem a origem bem conhecida pelos profissionais. Acredita-se que existe uma disfunção em um núcleo do hipotálamo.

 

Às vezes, a cefaleia em salvas é confundida com enxaqueca, e os pacientes são submetidos a tratamentos incorretos por uma falha no diagnóstico.

 

Para identificar a cefaleia em salvas, o paciente pode ficar atento a algumas dicas:

  • A dor ocorre apenas de um lado da cabeça, ou sempre apenas desse lado.

  • A dor ocorre em uma intensidade alta, agoniante.

  • Apresenta os seguintes sintomas: vermelhidão nos olhos, lacrimejamento e entupimento do nariz.

  • Tem duração de 15 minutos a três horas.

  • Por ser constante, ela se manifesta em horários parecidos. Pode ocorrer entre uma a oito vezes durante o dia.

  • Pode durar de dois a quatro meses durante o ano e desaparece sozinha, mas com previsão de volta na mesma época em outros anos.

 

Cefaleia tensional


A causa desse tipo de dor de cabeça é uma tensão ou contração muscular, podendo ser nos ombros, pescoço, couro cabeludo e no rosto. Algumas pessoas acreditam que ela é ocasionada por uma tensão emocional, mas não existe relação entre elas.

 

Embora essa seja uma das mais frequentes na população, elas não são tão intensas e, por isso, muitas pessoas não procuram auxílio médico.

 

Mas para quem quer algumas dicas para saber se de fato sofre de cefaleia tensional, seguem algumas:


  •  Pressão ao redor da cabeça. A pessoa sente como se tivesse uma faixa apertando a cabeça.

  • Sua localização é geralmente na frente, no topo da cabeça ou na nuca.

  • A intensidade da dor não é alta, o que não altera as atividades realizadas pela pessoa.

  • Tratamentos que usam as atividades físicas e o relaxamento tem muitas chances de funcionar para combater a cefaleia tensional.


Dores de Cabeça Comuns


Dor de cabeça de sorvetDor de cabeça do sorvete.e

Quem nunca se deliciou com um belo sorvete em um dia quente? No calor, a pessoa pode ir com mais desejo no gelado, e aí acontece a sensação incômoda: a famosa dor de cabeça do sorvete.

 

Essa dor ocorre no centro e interior da cabeça. Dura apenas alguns segundos, mas por ser de alta intensidade, a pessoa tem uma sensação agoniante.

 

A origem do problema não tem uma definição completamente aceita por todos os profissionais da área, mas acredita-se que, quando a pessoa toma um líquido muito gelado rapidamente, ele toca no palato mole, mais conhecido como “céu da boca”. Depois disso, acontece uma contração e, na sequência, depois uma dilatação dos vasos sanguíneos do interior da cabeça, ocasionando a dor de cabeça.

 

Embora não cause nenhum dano ao cérebro ou cabeça, a pessoa pode criar uma aversão a qualquer tipo de alimento gelado.

 

Para tratar do problema, basta que a pessoa  ingira o alimento mais devagar e em menores quantidades.


Dores de Cabeça Secundárias


Dor de cabeça por sinusite


A sinusite é uma inflamação dos seios paranasais, que são um grupo de cavidades em volta do nariz. A pessoa que sofre com sinusite sente uma dor forte na testa e no rosto, nariz congestionado e os olhos lacrimejando.

 

São diversos os motivos que podem ser causadores da sinusite, entre eles: gripe, alergia, desvio de septo nasal e más condições climáticas.

 

A sinusite pode ser dividida em duas inflamações: aguda e crônica.


Inflamação aguda: A causa da inflamação aguda são as infecções bacterianas. Quem sofre de sinusite por inflamação aguda tem de aturar uma dor intensa, mas sem localização exata na cabeça. Além disso, tem a febre e corrimento nasal, como outros sintomas.


Inflamação crônica: A causa da inflamação crônica são os processos alérgicos. Mas, no caso desse tipo de inflamação, cabe ressaltar que, quando o paciente sente as dores de cabeça intensas, não é por culpa da sinusite crônica. Aliás, é um erro comum que alguns médicos cometem: associar uma coisa com a outra.


Para prevenir a sinusite, o paciente deve se cuidar para manter uma boa função nasal. Para isso, deve drenar as cavidades. Como tratamento, o médico geralmente recomenda antibióticos ou descongestionantes nasais.


Aneurisma cerebral


Aneurisma cerebral.O aneurisma cerebral é a dilatação de um vaso sanguíneo ou artéria dentro do cérebro. Isso ocorre por causa de uma fraqueza das paredes da artéria ou da parede do cérebro.

 

O motivo pelo qual ocorre morte por aneurisma é porque quando o vaso se rompe dentro do cérebro, ele pode provocar uma pressão no crânio e, por conta disso, as suas estruturas a cargo da respiração, se contraem. Assim, acontece a morte por parada respiratória.

 

Os motivos que podem ser considerados causadores de aneurisma são: defeitos congênitos, trauma na cabeça, acúmulo de depósitos gordurosos nas artérias e pressão arterial alta. Entre os sintomas do aneurisma estão a dor de cabeça aguda, náusea, pupilas dilatadas, visão dupla ou embaçada.

 

Por ser uma condição grave, muitas pessoas que sofrem de cefaleia têm receio de ser por causa do aneurisma. Certos casos são cefaleias em salvas, tensionais, dntre outras.

 

 As características da dor de cabeça causada pelo aneurisma são:


  • Dor de cabeça muito intensa. Tem um início súbito.

  • Dor tão forte que o paciente sente como se tivesse levado uma paulada na cabeça. Por isso, é conhecida também como cefaleia do trovão.

 

 

Dor de Cabeça   <<--  Tipos de Dor de Cabeça  -->>  Enxaqueca